Visualizações de páginas da semana passada

domingo, 17 de maio de 2015

JUDEUS e CRISTÃOS

O que Deus tem preparado para os judeus? 

"O TEU DEUS É O MEU DEUS"

Por isso disse Noemi: "Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada."
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;👸
(Rt 1:15,16) 
E respondeu Boaz, e disse-lhe: "Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste. O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar." 
(Rt 2: 12) 
Emoticon kiki
* Todos nós somos como Rute nesta passagem. Estrangeiros entre as nações, mas aceitos na Boa Oliveira, não sendo ramos naturais, mas enxertados nela e vivendo através dela. (Rm 11: 17 - 20)
O seu povo é meu povo, e o teu Deus é meu Deus, Jerusalém!

Agora, como devemos ver a situação? Somos chamados aos rituais judaicos? Ora, alguém dirá: "mas é claro! Israel é a Oliveira! Devemos ser-lhes semelhantes" Eis aí o engano. Israel não é a Boa Oliveira. Cristo é... E mesmo Israel, apesar de o cuidado de Deus em revelar primeiramente a ela seu poder e sua identidade, pecou, e caiu em incredulidade, pelo que Paulo descreve como "zelo sem entendimento":

Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

Romanos 10:1-4

Muita gente ignora a Palavra do Senhor acerca de Israel. E o mundo cristão acaba ou afastando-os de suas mentes completamente, ou tendo uma visão incoerente de seu papel (como é o caso de muitos "cristãos" judaizantes, que tentam trazer os ritos da Lei para a Igreja). Coloquei a palavra 'cristãos' entre aspas por causa da incoerência de se pregar a Cristo como Salvador do castigo que vem pela desobediência à Lei, e ao mesmo tempo querer impor o critério das obras como um pilar de sustentação da Igreja, ao invés da fé que opera pelo amor (Gálatas 5.6). Mas, se é desta maneira, como se vê a relação entre gentios e judeus? Leiam:

Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um (judeus e gentios); e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. 
(Efésios 2:13-16)


>> Logo, o objetivo de Deus não era nos colocar em Israel para agirmos como judeus, nem tampouco trazer israelitas para viverem como gentios, mas criar um novo povo através da imagem de seu Filho Jesus. 

Hebreus, pelos pais, e pelas promessas, tiveram a maior honra que uma nação pode almejar: A SALVAÇÃO VEM MESMO DOS JUDEUS. 


JESUS

Além de o Messias ser israelita (Jo 4: 22), a lei e o testemunho também lhes fora confiado, como Estêvão bem ressaltou: Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. (Atos 7:53-53)


Desta forma, era conveniente que se pregasse o Evangelho primeiro a eles, uma vez que eles se perderam na aparência externa de sua religiosidade, e desobedeceram a Deus. O Senhor propôs então uma salvação a todos, criando um Concerto Novo (Leia Jeremias 31: 31), que abarcava todos os povos, todos que cressem, e edificou na Terra uma nação eleita, a Verdadeira Israel. Quem disse? Jeová disse: 

E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força. Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. 

(Isaías 49:5,6)

Neste texto, Isaías, inspirado pelo Espírito Santo, revela a natureza da missão do Messias, o Verdadeiro Servo de Jeová. Esta é uma Nova Aliança, feita pelo sangue de Cristo, que assegura a unidade santa entre judeus (as tribos de Jacó) e gentios (as extremidades da terra). Não existe mais parede de inimizade entre ambos ("a lei dos mandamentos, que consistiam em ordenanças"), pois foi Deus quem a desfez, como diz as Escrituras em Efésios 2: 15. Em Hebreus 8: 13 se lê: "Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro". É óbvio que os adeptos do Velho Concerto não gostam muito da ideia, como disse Jesus: E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho. (Lucas 5:39-39) Por esta razão, Paulo os acusa de rejeitar a Justiça de Deus preferindo estabelecer a sua própria. É evidente, no entanto, que a Verdadeira Israel foi salva (e continua sendo salva). Em Romanos 11: 7 diz:


Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; 
mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. 
(Romanos 11:7-7)


  • Com "Verdadeira Israel", me refiro aos eleitos. Agora, todo judeu é chamado ao arrependimento de,  por pura desobediência, tentarem estabelecer sua própria justiça. (Rm 10: 3)

  • Da mesma forma que todo gentio é chamado ao arrependimento de, por pura desobediência, tentarem criar um deus a partir de um ídolo. (Rm 1: 19 - 32)
Veem como Deus de fato encerrou todos debaixo da DESOBEDIÊNCIA?



[...] Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, 
para com todos usar de misericórdia.(Romanos 11:32)

É óbvio que compreendemos, pela revelação que Cristo dá de Si mesmo e do Pai, bem como pelos escritos dos profetas, que a desobediência e queda de Israel foi para que Deus revelasse a superioridade de Sua justiça em Seu Filho, refutando como nada as cerimônias externas da religiosidade mosaica ao revelar o aspecto espiritual da Torá - que é infinitamente mais elevado e difícil de ser cumprido. Toda a criação está, assim, debaixo da desobediência, para que Deus seja exaltado por usar de sua misericórdia ao nos salvar. Por sua graça somos salvos, e quem pode discutir com Deus por isso? Pode o barro dizer ao seu Oleiro: "Que fazes?" Acho que não.


Ouça Romanos 11, pois apresenta uma excelente análise acerca do papel dos judeus ao mesmo tempo em que demonstra a severidade de Deus e seu glorioso plano de Salvação para nos livrar tanto a nós como a eles da condenação eterna. Texto bem saturado de conteúdo! 
Ouçam com sabedoria e reflitam.


Glória a Deus