Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

John Harvard


HARVARD??!!

O sobrenome deste pastor lembra-te alguma Instituição?



Harvard é a universidade mais conceituada dos EUA, e ela começou como uma escola para pastores puritanos...

John Harvard (Londres, 26 de Novembro de 1607 — Charlestown, 14 de Setembro de 1638) foi um pastor congregacional calvinista inglês que foi viver nas colônias americanas, em Massachusetts, tendo feito uma importante doação à instituição que hoje tem o seu nome: a Universidade Harvard.

Algumas leis de 1642 da Harvard:

"2. Cada um deve considerar o principal fim de sua vida e estudar para conhecer a Deus e Jesus Cristo, que é a vida eterna. (João 17:3).

3. ...cada um deve seriamente, através da oração em segredo, pedir sabedoria dEle. (Provérbios 2:2,3).

4. Cada um deve exercer a leitura das Escrituras duas vezes por dia para que esteja pronto a prestar contas de sua proficiência nela, tanto nas observações teóricas da Linguagem e da Lógica, como nas verdades práticas e espirituais, conforme o seu tutor poderá requerer de acordo com as suas diversas habilidades... (Salmos 119 e 130).

6. Eles [os alunos] devem evitar toda a profanação do nome santo de Deus, dos seus atributos, de sua palavra, de suas ordenanças, e momentos de adoração, e estudar com reverência e amor com cuidado para reter Deus e a sua verdade em suas mentes.

7. Eles [os alunos] honrarão como seus pais, os magistrados, os anciãos, os tutores e as pessoas idosas, ao estarem em silêncio na sua presença (a não ser que sejam chamados a responder)...

8. Eles [os alunos] devem ser lentos para responder, e evitar não somente juramentos, mentiras, e rumores incertos, mas da mesma forma toda preguiça, insensatez, escárnio amargo, palavras devassas fúteis e gestos ofensivos"¹.

A carta de Harvard, de 1646, afirma:

"Que todo aluno seja plenamente instruído e corretamente levado a considerar bem qual seja o principal propósito de sua vida e de seus estudos: conhecer a Deus e Jesus Cristo, que é a vida eterna e, portanto, lançar Cristo como o único fundamento de todo o conhecimento sadio e do aprendizado. Como o olhar para o Senhor só nos dá sabedoria, que todos se dediquem seriamente à oração em secreto para buscá-la nele (Pv 2.3)"².

______________________

[²] http://hcs.harvard.edu/~gsascf/shield.html. Acesso em 1° de junho de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário