Visualizações de páginas da semana passada

domingo, 30 de outubro de 2011

Juízo Final

TRECHO DO LIVRO "O PEREGRINO" de John Bunyan...
(Nele encontra-se a jornada e as aventuras vividas por CRISTÃO, o personagem principal que inicia uma perigosa viagem até a Cidade Celestial)
E, acompanhado por CRISTÃO, entrou INTÉRPRETE em uma casa onde estava um homem a levantar-se da cama, e que, à medida que ia se vestindo, estremecia e tremia. INTÉRPRETE não quis explicar o que significava este quadro, mas ordenou àquele homem que ele mesmo lhe explicasse...
O homem falou nesses termos:

"Sonhei esta noite que espantosas trevas obscureciam todo o céu, ao mesmo tempo que o fuzilar de terríveis relâmpagos, e o estrondoso barulho dos trovões, me prostravam na mais aflitiva agonia. Vi também as espessas nuvens se chocarem umas contra as outras, impelidas por impetuoso tufão.Vi então um homem sentado sobre uma nuvem, acompanhado por milhares de seres celestiais, todos em chamas (Jd cap único v. 14-15) . Parecia que os céus ardiam como em um braseiro, e ao mesmo tempo ouvi a voz de uma terrível trombeta, dizendo:

Levantai-vos mortos e vinde a juízo!

Nesse momento vi que até as rochas se fenderam e os sepulcros se abriram, saindo delas os mortos que encerravam, uns, contentes, com o olhar fito nos céus, outros, envergonhados, tentando esconder-se debaixo das montanhas (Jo 5:28- 29). Vi então que o homem que estava sobre a nuvem abria um grande livro e mandava que todos se acercassem dele, mas a uma distância respeitosa, como semelhante a distância entre o juiz e os réus que ele havia de julgar, pois da nuvem saía fogo que a ninguém permitia aproximar-se (Ap 20: 11- 13). E logo ouvi o homem da nuvem ordenar aos servidores:

"Apartai o joio e a palha, e lançai tudo no fogo ardente"
(Mt 3: 12 e 7: 19// Ml 4: 1)



E no mesmo instante, exatamente ao pé do lugar em que eu me achava, se abriu um abismo, de cuja boca saíam, com horrível ruído, espantosas colunas de fogo e carvões incandescentes. E o homem tornou a falar, dizendo:


"Recolhei o meu trigo no meu celeiro" (Lc 3:17)

E vi então que muitos foram arrebatados pelas nuvens, mas eu fiquei onde estava (1Ts 4: 16- 17).
Busquei então, desesperado, um lugar para me esconder, mas não o encontrava, por que o olhar do juiz estava fito em mim; senti então que os meus pecados se amontoavam na minha memória e que a minha consciência me acusava por todos os lados (Rm 2:15).
E despertei...

CRISTÃO- E por que te assustaste tanto ao ver essas coisas?
- Bom - disse-lhe- Por que julguei que era chegado o dia do juízo final, e eu não estava preparado para ele...

"Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo..." (Apocalipse 1: 3)

QUANDO TODAS ESSAS COISAS COMEÇAREM A ACONTECER,
OLHAI PARA CIMA E LEVANTAI A VOSSA CABEÇA.

Lc 21: 28
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário