Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

O sofrimento e a vida cristã

Sermão do Pr. Josemar Bessa 
acerca do sofrimento e da realidade da guerra cosmológica então vigente.

Eu me lembro do começo da minha vida cristã. Uma das coisas que mais me conduziam à reflexão era a questão do sofrimento. Era algo que levava minha paz embora.. Eu pensava: "eu não sei sofrer" "Como posso sofrer?" Eu fui evangelizada pela Bíblia. Eu lia todos os dias a Bíblia e naquela época eu estava muito mal por causa de depressão e uma das poucas coisas que eu conseguia fazer sem me sentir imensamente angustiada era ler a Bíblia. Eu cumpria minhas obrigações, eu estudava, mas naquele período eu nem ao menos conseguia ver tv sem me sentir totalmente no chão, então eu lia a Bíblia. Eu li muito a Bíblia! Exaustivamente. E o que aconteceu foi que, como eu fui evangelizada pela Bíblia, um dos resultados que isso me proporcionou, foi que eu fui totalmente vacinada contra falsas doutrinas como a Teologia da Prosperidade e os ensinamentos relacionados à fuga do sofrimento, a fuga da dor e dos desastres. Eu sabia que o sofrimento era uma constante na vida cristã, e sabia que muitas vezes Deus até incentivava o sofrimento em nossas vidas para nos conformar à imagem de Seu Filho. E isso me deixava pensativa, porque eu julgava-me muito 'mimada'. Eu não sabia sofrer, absolutamente. E eu dizia isso para Deus. Eu dizia: "se um dia eu precisar sofrer por causa da Tua glória, o Senhor me ajude" 😥😰. Hoje em dia, acho que sou mais madura quanto a isso e parei de olhar dessa forma. Eu li em efésios 6: "Tomai toda a armadura de Deus" "para que podeis ficar firmes no dia da calamidade, e depois de ter feito tudo, ainda ficardes de pé." E isso me abriu os olhos para o fato de que o sofrimento que Deus dá a seus filhos é assistido por Ele através de seu Espírito.. Deus dá poder aos seus filhos para sofrerem!

-----------------------------------------------------------

Spurgeon disse certa vez: "Agora eu pergunto o que faz os cristãos demonstrar tal serenidade espiritual em meio a todas estas provas e dificuldades espirituais, a não ser o bendito Espírito Santo? ó vocês que duvidam da influência do Espírito, tentem produzir sem Ele coisa semelhante! Tentem viver e morrer como os cristãos! Se forem capazes de mostrarem a mesma calma resignação, o mesmo gozo sereno, a mesma firme confiança de que as coisas adversas, sem dúvida, redundarão para o seu bem!"

--------------------------------------------------------------

E hoje, ANOS DEPOIS... li sobre a morte prematura de Nabeel Qureshi, um apologista que gostava muito, e me vi de novo cercada pelos mesmos pensamentos de quando eu me converti. As perguntas surgem: "por que isso aconteceu?" "E se acontecesse comigo?" Penso nas pessoas de sua antiga religião apontando o dedo e zombando, dizendo que ocorreu porque ele deixou o Islã, e me pego ponderando sobre os decretos eternos de Deus. Deus sabe por que. E Ele, em sua imensa sabedoria em contraste com a nossa, tão limitada, recolheu esse irmão aos 34 anos por meio de um câncer. Há coisas que serão reveladas somente na Eternidade, quando se abrirem os livros e tudo estiver feito. Sabemos, contudo, que Deus não abandona seus servos e hoje eu fico feliz por isso. Uma das coisas que os fariseus gritaram para Jesus quando estava sendo crucificado foi: "Desça da cruz, você que destrói o Templo e o reconstrói em 3 dias! Anda, salve-se a si mesmo! Se é que pode fazer isso!" E isso nos diz muito. Este é o maior medo das pessoas deste mundo: "a cruz"... e tudo o que ela traz: "sofrimento.. dor... humilhação.. e morte." Mas a nossa confiança não está em EVITAR essas coisas, mas em VENCÊ-LAS! Porque eu vou sofrer e vou passar por isso com a presença de Deus. Eu talvez fique muito doente algum dia, não um resfriado mas talvez eu realmente passe por uma baita crise, e se isso acontecer, eu vou passar por isso com a presença de Deus. Eu um dia vou morrer, e eu não sei como vai ser, mas eu sei de uma coisa: quando eu caminhar pelo vale da sombra da morte Deus estará comigo.


--------------------------------------------------------------
Essa é a nossa segurança
Agora e para sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário