Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Conselhos para a vida Cristã!



A 1ª leitura da Bíblia de hoje é em Tessalonissenses 5


A respeito da leitura, quero que observem os seguintes tópicos:
  • Você que leu ou ouviu, pôde refletir sobre os conselhos de Paulo voltados para a vigilância? E pôde guardá-los? Visto que está escrito: "Se vocês entendem essas coisas, bem aventurados sois vós se as praticardes!" (João 13:1-17) Assim, não basta entender, mas guardar e praticar! E aí, está disposto?
  • Percebeu quando Paulo alertou os Tessalonissenses de que havia o perigo de nos deixarmos induzir por este século, levados pelo sono e a embriaguez (espiritualmente falando), movidos de pensamentos carnais de segurança e prosperidade, vivendo despreocupados quanto à nossa alma, e Aquele Dia da Vinda do Senhor acabe nos pegando de surpresa!?  
  • A respeito disso, você prestou atenção no que não deve ser feito: não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios. Li recentemente o livro O Peregrino, de John Bunyan, e nessa obra, há um trecho em que, CRISTÃO (personagem central) e ESPERANÇOSO caminham por uma Terra Enfeitiçada que os leva a quase dormirem e abandonar assim sua caminhada à CIDADE CELESTIAL! Vigie amigo.
  • Hey, você pode ter visto uma parte em que Paulo fala novamente de sono: [...] que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com Ele. Viva na presença do Senhor, e, ainda que aconteça de você dormir no fim (mas veja bem, não digo o sono da falta de cuidado, mas o natural), como aconteceu até com as cinco virgens prudentes, ou com os apóstolos no Getsêmani, ainda assim você será salvo se tiver ficado acordado o bastante para levar e guardar consigo o azeite precioso!
  • Reconheça o trabalho de seus irmãos que ministram a Palavra... Na verdade Paulo diz para os ter em grande estima, respeitando-os e orando por suas vidas, para que a Palavra do Senhor seja dada sem nenhum empecilho, e muitos sejam salvos. Não fique feliz quando um deles tropeçar, e se acontecer de forma inaceitável (ponde tudo à prova: v.22) , revelando- se este um falso mestre, também não fique feliz, mas lembre- se que Cristo disse que assim ocorreria... 
Ore! 'Quem está de pé, cuide para que não caia'. 
  • Você entende o que quer dizer: Nós somos do dia!? Paulo aqui demonstra a perfeita natureza do servo de Deus após ser alcançado por Cristo: Ele é Filho da Luz! Você tem notado a importância de edificar seus irmãos? (v. 11) De ser luz na vida deles? Luz traz à memória as obras boas, de paz, amor, e são essas que devem habitar em seu coração, em sua mente e em sua vida. 
  • Você percebeu que Cristo usou Paulo para falar da comunhão? Em exortar os irmãos, animando- os na fé e viver em amor para com todos, para que de alguma forma Deus seja glorificado em sua vida? Está essa característica presente em você?! Nesse tempo em que vivemos, mais do que nunca, há necessidade de comunhão entre os irmãos. Nada de egoísmo, viu. E saúde os amigos com ósculo (beijo) santo. Bom, não os meninos, risos, para não romper com o outro conselho: Abstende-vos de toda aparência de mal. (v. 22) 
  • Agora, e se acontecer de eu fazer essas coisas, mas meu irmão não? E se ele for egoísta, falso? Se assim ocorrer, siga o conselho de Paulo: 'Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos.' (v. 15).
  • REGOZIJAI-VOS SEMPRE. Conheço uma irmã maravilhosa, e ela é minha tia, uma senhora de uns 60 anos, que já passou por tantos problemas e perdas em sua vida que qualquer um não se surpreenderia se vivesse amargurada. Mesmo agora, na velhice, vive uma vida atribulada (posso dizer isso por que convivo com ela) e, no entanto, ninguém a encontra chorando, melancólica, mas, pelo contrário: está sempre a sorrir, pronta para dar uma palavra de consolo a todos aqueles que se chegam a ela! Ela diz sempre: 'mesmo quando as coisas estiverem difíceis, confie no Senhor, e seja Ele o seu confidente, não outros. Depois enxugue as lágrimas; as pessoas não precisam saber que você tem problemas! Todos têm! Mas Jesus é maior.' Assim, lembrem- se: 'Há tempo para todo propósito debaixo do céu'. Quanto a isso, há momento de prantear, mas Paulo foi claro quanto a que sentimento deve predominar em sua vida cristã: 
Regozijai-vos sempre!
Você aprendeu com Cristo o segredo de se viver contente e feliz?
  • Espero que você não tenha dormido quando Paulo disse: Orai sem cessar. Você fez da oração um costume? Por que se não, há faltas sérias em sua vida como cristão. Espero que você as repare.
  •  Ser grato pelo que Deus lhe deu é algo em falta hoje em dia, mas para mim, em momentos de coceira na língua murmuradora, a mordo quando penso nos filhos de Israel, atravessando o deserto até a Terra Prometida, dos quais poucos chegaram vivos até lá por conta dessa mesma língua! Deus não fica feliz com nossas reclamações (não extingais o Espírito: v. 19), e assim, é muito bom o conselho: Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (v. 18)
  • Em fim, não sei vocês, mas me senti verdadeiramente edificada com essas lições!!! Assim é toda a palavra de Deus. Estude- a: Não despreze as profecias (v. 20) e viva aguardando a revelação do Senhor em santificação e amor! Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário