Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Salvo pela FÉ ou pelas OBRAS?

Muitos críticos tentam colocar Paulo e Tiago em conflito quando escreveram sobre fé e obras. Paulo diz que o homem é justificado pela fé independente das obras da Lei (Romanos 3:28) e Tiago diz que a fé sem as obras é morta (Tiago 2 26). Será que esses dois escritores bíblicos estão se contradizendo? 
NÃO!

* É um mesmo Espírito que opera em ambos! * (1 Co 12:11)


É que Paulo está enfatizando a CAUSA da SALVAÇÃO e dando destaque à fé; Tiago está dando ênfase na CONSEQUÊNCIA da SALVAÇÃO e dando destaque às obras. Fé e obras estão intimamente ligadas à salvação. A fé é a causa e as obras são a consequência. O homem não é salvo pelas obras, mas pela Fé e para quê? 

=> Ora, para as obras!<=

"Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras 
as quais Deus de 'antemão' preparou para que andássemos nelas."  
(Efésios 2: 10)
Ainda que as Boas Obras, que são os frutos da Fé, e seguem a Justificação, não possam expiar os nossos pecados, nem suportar a severidade do juízo de Deus, são, todavia, agradáveis e aceitáveis a Deus em Cristo e brotam necessariamente de uma verdadeira e viva Fé; tanto que por elas se pode conhecer tão evidentemente uma Fé viva como uma árvore se julga pelo seu frutoAssim, a fé salvadora é evidenciada pelas obras, pois a fé sem as obras é morta. Tanto Paulo como Tiago estão certos e não há qualquer contradição na Palavra de Deus! Que Deus abençoe todos vocês.

Hernandes Dias Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário