Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

ESQUERDA x DIREITA (e o Cristão)

Pensei que nunca fosse escrever sobre isso. Política não é meu forte, mas a partir de uma visão cristã, vou tentar destacar alguns pontos. Se olharmos para a origem dos termos, vemos que estes dois adotaram diferentes significados desde seu nascimento na Revolução Francesa. Hoje a esquerda se liga muito ao socialismo. 

SOBRE O SOCIALISMO
Minha avó não sabia o que era socialismo, mas quando perguntei a ela há alguns anos, me disse assustada que era "do diabo" rs.
De fato, a posição da esquerda atual é declaradamente contrária à religião (foi por isso que ela disse isso, creio eu), porque está ligada ao socialismo, que é produto do ateísmo - e isso não significa que todo ateu deve ser necessariamente de esquerda, mas realmente, o socialismo surgiu da ideia de que uma sociedade teria a CAPACIDADE de produzir a igualdade no mundo, por meio de uma nova forma de política. O que é muito humanista: 'O homem pode, o governo pode salvar o mundo' esse é o slogan. O marxismo nega que haja qualquer problema com o ser humano, e afirma que, dadas as oportunidades, é possível que cada indivíduo, hoje preso pelas amarras do Capitalismo, vença suas limitações morais através do social. Para isso, fazia- se necessário abolir a noção da existência de um Deus, pois ninguém deve esperar que caia do céu uma sociedade melhor, um governo melhor, e eis aí a repulsa de Karl Marx por toda e qualquer manifestação religiosa: também eis aí a incoerência de um cristão esquerdista. O cristão sabe que o homem não pode cumprir tal proeza.

Continuando >> Isso - A IGUALDADE e A SOCIEDADE MODELO - segundo os ideais socialistas, poderia ser feito através do Estado, e por meio de uma revolução!

LUTA DE CLASSES E O PECADO HUMANO
Agora, em que isso falha? :/
Falha no fato de que tal ideia não considera a realidade do ser humano e de seu pecado (Há algo errado sim com o homem!), e acaba defendendo a derrubada de um governo pelo proletariado, sem pensar nas consequências disso. OK. Derruba o governo opressor... E o que vem depois? Outro governo opressor, cujos líderes eram os pobres oprimidos do governo anterior, que por fim acabarão se tornando opressores também. Mas alguém dirá: Mas essa não era a proposta! Deveria ser abolido o governo! Há pessoas, como o socialista Oscar Wilde*, que acreditam nisso. E minha resposta é: Vocês nunca assistiram THE WALKING DEAD?! 

Image result for THE WALKING DEAD guerra
(Desordem em um mundo pós apocalíptico com a queda dos governos)


Se a forma atual de governo é abolida, com a proposta de não haver governo, acreditem: Alguém lutará para levantar outra bandeira, e a próxima forma de governo (talvez uma até pior) conquistará o poder mediante a força. Aquele que tem mais poder de fogo e mantimentos se auto nomeará "governador". A revolução proposta por Marx é essa. Os oprimidos deixarão de ser oprimidos e usarão a força para se manterem no poder, e o que restará é aquilo que se vê nos governos socialistas: AUTORITARISMO.


O PODER DO ESTADO

Como o que permitiu a ascensão social dessa nova classe não foi sua capacidade e habilidade para acumular riquezas (como é normal em uma sociedade capitalista >> livre inciativa e concorrência dão aos ricos os bens que eles possuem), o que resta é a pobreza do governo que assumiu tal sistema, por incompetência e má gestão. O governo trabalha em dobro para se manter no controle de tudo e evitar nova revolução - porque no fundo, até mesmo o que antes era pobre e oprimido, quando passa a gozar do poder, começa a temer que os novos pobres que agora ocupam seu lugar o derrube do governo: GANÂNCIA e SEDE de PODER é próprio do gênero humano, como a Bíblia explica e a evidência histórica confirma. Além disso, o governo estabelece as metas e tenta coordenar tudo o que as empresas estatais devem produzir por causa da demanda social vigente, função que desempenhariam empresas privadas num modelo capitalista. Isso o enfraquece, o torna opressor/déspota, e ainda cria uma situação parasitária para o povo, e por essa razão, Rodrigo Constantino usa um termo muito sugestivo chamado: "Esquerda Caviar". O CAPITALISMO é mais NATURAL em suas atividades de mercado e em suas exigências, pois confere poder a outros, ao invés de os concentrar nas mãos do ESTADO, que é limitado e corruptível. O ponto aqui é que os socialistas realmente acreditam que podem concentrar todo o poder e capital nas mão de um governo e este não se corromperá. Acabei de citar o problema dessa ideologia na prática SOCIAL.

A REVOLUÇÃO DO PROLETARIADO E A BÍBLIA

A Bíblia afirma a existência dos pobres como uma mazela social, mas ela não encoraja uma revolução e uma tomada de poder destes como a solução para o problema e salvação do mundo, uma vez que o pobre também é pecador, e está sujeito às mesmas FALHAS de CARÁTER do rico. Seria como mudar o sujo pelo mal lavado. (Não, isso não criará o Estado Perfeito) Segundo a Bíblia, o Governo Maravilhoso nascerá com uma mudança nos corações de seus cidadãos de tal modo que a solidariedade reinará entre o povo, e cada pobre e órfão se verá saciado pela compaixão de Deus nos homens. Já comecei a citar o Reino dos céus de novo, rs. Continuando: Não temos uma nação com tal espírito voluntário, mas temos o Evangelho sendo pregado para promover tal efeito.


Image result for martin luther king

"O comunismo existe hoje por que o Cristianismo não está sendo suficientemente cristão."

Martin Luther King


Enquanto esperamos...

O Estado Democrático de Direito é aquele que assume um compromisso em concretizar na sociedade os Diretos Fundamentais dos homens. A democracia, logo, é fruto da noção de que os governos humanos são falhos, o que coincide com a visão cristã de que os homens que dirigem as nações são pecadores carentes de graça (A BÍBLIA SÓ DEFENDE UM REINO EM SE TRATANDO DOS CÉUS, NUNCA UM REINO TERRESTRE, POIS ESTE SERIA CORRUPTO). Desta forma, entendemos que o poder do Estado deve ser limitado pelo direito dos cidadãos para evitar abuso e despotismo, comuns, por exemplo, em países socialistas.
 


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A ESQUERDA
É complicado para o cristão adotar a posição esquerdista, pois, tendo uma visão bíblica do mundo, do pecado do homem, e do futuro, sabe que os problemas sociais não serão resolvidos por um governo humano de perfeição, arco-íris e unicórnios coloridos rs. Ele sabe que o governo pode/deve dar assistência aos pobres, e esta é uma de suas atribuições, mas é necessário que ele seja sempre restringido em seu poder. Também não concorda, e nem pode concordar, com a visão socialista das religiões.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



A DIREITA

É claro que por sua cosmovisão, o cristão também não pode e não deve exaltar como modelo perfeito "a Direita". Ela é aquilo que temos de mais aceitável dentro de nossas possibilidades e de nossa realidade, mas não é o ideal (pois o ideal é o Reino dos céus, e este é o que o cristão exalta....). A Direita é de fato a posição mais natural economicamente, socialmente falando, mas lamentavelmente possui problemas sérios e terríveis. É, no entanto, a que permite maior liberdade, inclusive para denunciar abusos e desvios de finalidade do Governo e de qualquer autoridade. É ponto positivo para o povo na luta contra a corrupção. Como qualquer sistema humano, é imperfeita. Nossa adesão a ela deve-se ao fato de permitir a troca de ideias, em busca da Democracia. Esta está ligada à LIMITAÇÃO do poder do Estado pela participação dos cidadãos, tudo decorrente da predominância de outras entidades além do GOVERNO exercendo o poder.
Image result for democracia
Este modelo torna possível a mobilidade social e a expressão de novas ideias na comunidade, até mesmo contrárias ao governo!! Você é livre para ter uma religião. Legal, não? A riqueza é mediante o TRABALHO DURO, a troca de partidos e de pessoas no poder também é um ganho da LIBERDADE DE EXPRESSÃO e as criações e avanços científicos, além do progresso das tecnologias deve-se à COMPETITIVIDADE: empresas privadas fazem isso, e dividem o capital com empresas estatais. O que é ótimo! Qualquer pessoa pode criar uma empresa que a qualificará a participar dos bens do país. Todos podem modificar sua situação, apesar das injustiças decorrentes do pecado presente em todas as nações humanas. Este é o ponto principal do capitalismo: Há possibilidades. Embora haja problemas,
há possibilidades...
Decidi escrever um pequeno comentário, mas fiz um texto. 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


PS. Escreverei em breve um texto acerca dos problemas relacionados ao Capitalismo à luz da Bíblia. Isso não deve surpreender vocês, pois, afinal de contas, não há razão para afirmar que este Modelo Econômico deva ser exaltado como bem sucedido e impecável (citei isso acima). Há problemas sérios e difíceis de sanar. Minhas abordagens serão bem simples, assim como fiz nesta postagem, sem floreios ou grande aprofundamento do tema, pois se trata apenas de um resumo e uma visão pouco detalhada do assunto de forma a dar a pessoas leigas alguma base para estudos mais complexos futuramente. Não deixe de buscar SEU APRIMORAMENTO, pois assim tornar-se-á mais capaz de exercer sua cidadania.

Kertelen Ribeiro
Shekinah



*A Alma do homem sob o socialismo - Oscar Wilde

Nenhum comentário:

Postar um comentário