MULHERES V. T.
A Bíblia está repleta de exemplos de mulheres que tiveram grande impacto em suas comunidades, países ou até mesmo internacionalmente. Muitas dessas mulheres conquistaram o respeito e a admiração do povo por sua coragem e força. São o caso desses exemplos escolhidos a dedo para a postagem no blog (Não que não haja outros, tão importantes quanto estes):
Juíza Débora
"Porventura o SENHOR Deus de Israel não deu ordem, dizendo:
Vai, e atrai gente ao monte
Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de
Zebulom? E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do
exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua
mão."
Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela:
Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela:
Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da
jornada que empreenderes; pois pela mão de uma mulher o SENHOR venderá a
Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes. Então Baraque
convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele;
e Débora subiu com ele.
Juízes 4:6-10
Rainha Ester
Profetisa Hulda
Vindo, pois, o rei com Hamã, para beber com a rainha Ester, disse outra vez o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu desejo? Até metade do reino, se te dará.
Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu desejo. Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem, e aniquilarem de vez; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia; ainda que o opressor não poderia ter compensado a perda do rei.
Então falou o rei Assuero, e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse, cujo coração o instigou a assim fazer?
E disse Ester: O homem, o opressor, e o inimigo, é este mau Hamã. Então Hamã se perturbou perante o rei e a rainha.
E o rei no seu furor se levantou do banquete do vinho e passou para o jardim do palácio; e Hamã se pôs em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o mal lhe estava determinado pelo rei. Tornando, pois, o rei do jardim do palácio à casa do banquete do vinho, Hamã tinha caído prostrado sobre o leito em que estava Ester. Então disse o rei: Porventura quereria ele também forçar a rainha perante mim nesta casa? Saindo esta palavra da boca do rei, cobriram o rosto de Hamã. Então disse Harbona, um dos camareiros que serviam diante do rei: Eis que também a forca de cinqüenta côvados de altura que Hamã fizera para Mardoqueu, que falara em defesa do rei, está junto à casa de Hamã. Então disse o rei: Enforcai-o nela. Enforcaram, pois, a Hamã na forca, que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então o furor do rei se aplacou.
Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu desejo. Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem, e aniquilarem de vez; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia; ainda que o opressor não poderia ter compensado a perda do rei.
Então falou o rei Assuero, e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse, cujo coração o instigou a assim fazer?
E disse Ester: O homem, o opressor, e o inimigo, é este mau Hamã. Então Hamã se perturbou perante o rei e a rainha.
E o rei no seu furor se levantou do banquete do vinho e passou para o jardim do palácio; e Hamã se pôs em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o mal lhe estava determinado pelo rei. Tornando, pois, o rei do jardim do palácio à casa do banquete do vinho, Hamã tinha caído prostrado sobre o leito em que estava Ester. Então disse o rei: Porventura quereria ele também forçar a rainha perante mim nesta casa? Saindo esta palavra da boca do rei, cobriram o rosto de Hamã. Então disse Harbona, um dos camareiros que serviam diante do rei: Eis que também a forca de cinqüenta côvados de altura que Hamã fizera para Mardoqueu, que falara em defesa do rei, está junto à casa de Hamã. Então disse o rei: Enforcai-o nela. Enforcaram, pois, a Hamã na forca, que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então o furor do rei se aplacou.
Ester 7:1-10
Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías à profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram.
E ela lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:
Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judá.
Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará. Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste:
Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.
2 Reis 22:14-19
É evidente que assim como temos exemplos de mulheres que representaram uma força e uma influência positiva na sociedade, podemos também destacar o oposto. Algumas mulheres na Bíblia foram terríveis, mas nenhuma como Jezabel, mulher de Acabe:
Jezabel, a Rainha Má
E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos. E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou. E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria. Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.
1 Reis 16:29-33
Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do SENHOR? Como escondi a cem homens dos profetas do SENHOR, de cinqüenta em cinqüenta, numa cova, e os sustentei com pão e água?
1 Reis 18:13
MULHERES N. T.
No Novo Testamento,
além do destaque que Jesus deu a mulheres em suas conversas doutrinárias,
como no caso da samaritana junto ao poço (João 4) e de Maria Madalena, a que fora
apanhada em flagrante adultério e Jesus a inocentou, vemos várias mulheres servindo
aos apóstolos com seus bens e cuidados. Além disso, era evidente a participação de mulheres no círculo pessoal de Cristo, por terem por Ele uma cativante e genuína amizade, como era o caso das irmãs Marta e Maria.
As Escrituras sempre fazem questão de destacar tais mulheres de maneira a
salientar de várias formas até mesmo suas particularidades e personalidades. Algumas delas são destaque por sua participação até mesmo no progresso do Evangelho, como no caso de Priscila, que juntamente com seu marido, evangelizou Apolo e serviu a muitos santos da Igreja.
Priscila
E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aquila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o Caminho de Deus.
Atos 18:24-26
Síntique e Evódia
Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.
Filipenses 4:2,3
MAS POR QUE MACHISTA?
Apesar das inúmeras referências à importância da mulher nas Escrituras, muito se tem falado acerca de posições bíblicas consideradas "misóginas", isso no Novo Testamento. Como pode a mulher ficar calada na Igreja, se em Cristo não há ACEPÇÃO: Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.(Gálatas 3:28). Por que Paulo repetidas vezes afirma que a mulher não deve exercer Autoridade sobre o homem? Será que ela não é tão capaz quanto ele? A Bíblia afirma ser ela realmente "inferior"? Vaso mais fraco? Mais suscetível a enganar-se? Ingênua? Em pleno séc. XXI? Como pode ela ser submissa?
Vamos pensar um pouco:
Nós cremos em uma inteligência criadora e superior à nossa própria, e reforçamos a ideia de que há uma ordem no mundo que progride para garantir a glória de um Ser invisível, ao demonstrar a complexidade da vida e de nossas relações, nossas peculiaridades e individualidades.
A Bíblia não nos dá passagens sem nexo e continuamos a crer nela mesmo assim. Nós a vemos como um todo, uma unidade. As passagens utilizadas por pessoas que tentam afirmar que a Bíblia é machista são sem dúvida "duras" (sou mulher, e já bati de frente com esses textos, eu sei..), mas não ilógicas segundo a ótica escriturística: A Bíblia ressalta e potencializa nossas diferenças ao invés de suprimi-las, esse é um princípio seu, e apresenta essas particularidades como um memorial da Glória de Deus. As passagens ditas machistas, quase sempre ligadas ao ensino paulino, não são machistas em sua essência, pois não afirmam superioridade alguma de nenhuma das partes, apenas divisões de tarefas: o mesmo capítulo que destaca a submissão feminina trata de colocar sobre os ombros dos homens a responsabilidade pelo bem estar da esposa, mesmo que isto custe sua vida. "Assim como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela", este é o argumento teológico dado aos homens, e, mesmo que sejam instruções difíceis de acatar (para ambas as partes), nós as aceitamos como a Palavra Daquele que fez todas as coisas para seu propósito. Débora foi uma mulher de fibra, assim como Hulda, e isso já exclui a falsa ideia de que elas foram INFERIORES ou TOLAS, apesar de que conheciam essas recomendações bíblicas muito bem e as acatavam. A posição da mulher no ensinamento bíblico é referente à sua função, e não ao seu valor.
A Bíblia declara a IGUALDADE entre homens e mulheres,
mas não igualdade de papéis.
O homem ainda é chamado a assumir uma posição de Autoridade sobre a casa e a comunidade pelas Escrituras (apesar de nossa cultura tentar mascarar a importância dessa questão). A Bíblia não muda. No passado, os homens deveriam defender suas casas e seus países se houvesse necessidade. As mulheres deveriam ensinar seus filhos a serem honrados e fortes, porque educação era sua tarefa, indispensável para formar uma sociedade melhor no futuro. Se as mulheres falhassem, uma geração inteira fracassava. Qualquer um pode ver a importância desse mecanismo! Lemuel retrata bem o ensino de sua mãe como orientadora em seu caminho (Provérbio 31: 1). Pela mulher virtuosa descrita mais adiante no mesmo capítulo, vemos que sua decisão de abraçar firmemente seu papel não a torna fraca ou burra como muitas vezes é insinuado em claro preconceito por muitos. Ela é trabalhadora e guerreira (v. 16 - 20). Isso também não a obriga ao trabalho estritamente doméstico, porém a torna ciente de sua prioridade essencial, que é o governo de seu lar (v. 27) e a condução piedosa de seus filhos no Caminho (v. 28). Sua sabedoria e louvor consiste em edificar a casa. Além de seu dever de estar apta para aconselhar suas irmãs dentro da Igreja de Cristo. E isso leva a outro ponto:
O SILÊNCIO DA MULHER NA IGREJA
Sobre o silêncio da mulher na Igreja, em 1 Coríntios 14: 29 ao 40, Paulo descreve o comportamento dos crentes em relação ao dom de profecia, e, nesse caso, orienta os membros a serem sóbrios e apresentarem posturas avaliativas no que diz respeito às profecias apresentadas, sempre julgando -as à luz das Escrituras ("pois Deus não é Deus de confusão." v. 33). Logo, o silêncio feminino na Assembleia é em relação àquele momento de exame. Prova disso é que ele cita mulheres orando ou profetizando pouco antes de abordar esse assunto (1 Co 11: 5), e, até mesmo, deixa evidente nessas reuniões o valor dos cânticos e hinos espirituais no meio da congregação, dos quais com toda certeza muitas mulheres participavam (1 Co 14: 26). Enquanto, porém, os homens anciãos e adultos, conhecedores das Esrituras, julgavam cada palavra do profeta, as mulheres deveriam guardar silêncio. E em humildade e sujeição, esperar o julgamento dos presbíteros. Outra questão:
SUBMISSÃO DA MULHER
Submissão na Bíblia é uma atitude cristã, e não de mulher somente. A bíblia ensina que a mulher se submete ao marido como a Igreja a Cristo, e Cristo a Deus. Jesus não é inferior a Deus Pai por "se submeter a Ele", afinal Ele é uma das pessoas da Trindade, mas Ele se submete por AMOR. O Filho cumpre o dever que o Pai lhe deu e O glorifica, sendo também exaltado por Este, assim como o Espírito Santo, que testifica a Verdade à Igreja opera dando glória tanto ao Filho quanto ao Pai. Desta maneira, tudo funciona em perfeita harmonia. É uma ideia (submissão) conservadora? Sim, com certeza. Mas não abrimos mão dela. Hoje, pela falsa ideia modernista de segurança (como se tivéssimos realmente superado todos os problemas de nossos ancestrais e os dilemas da alma humana), achamos que não há necessidade de reforçar o poder de nossas ideias conservadoras, mesmo que elas tenham se provado muito úteis ao longo da história da humanidade, como diz T. S. Elliot... Somos como crianças dizendo aos anciãos da cidade que eles não passam de caducos tolos, mesmo que eles tenham construído as colunas de nossas ruas e feito forte nossos alicerces. A Bíblia exalta, apesar da cultura sempre em oposição, as diferenças entre os dois gêneros como meios para glorificar a Deus, e eleva, apesar do ego exaltado e o individualismo exacerbado da Pós- Modernidade, a UNIDADE SANTA entre homem e mulher como ideal a ser alcançado e buscado.
Na Igreja, cada líder deve pregar com ousadia Verdades duras. Quando no passado Paulo descreveu que esta tarefa pertencia a homens, ele falava de uma igreja ativa e missionária ("o ideal ainda hoje, por isso nada de conversa sobre contextualidade, viu!"), em que cada crente deveria testemunhar e ir ao mundo pregando o Evangelho. Isso também deve ser observado por mulheres, mas não com um cargo na Igreja. A Bíblia nega o Pastorado Feminino. A pregação estava sempre ligada à persuasão e ousadia para sair e erguer a bandeira dos direitos soberanos de Cristo. Convencer O MUNDO DESCRENTE DA VERDADE DE DEUS! É evidente que algumas mulheres equiparam-se a homens no conhecimento teológico, e a mulher tem uma importância muito grande, mas a verdade é que ela não foi recomendada a assumir uma autoridade desse porte diante do povo (uma vez que Deus deu a elas outras prioridades). Isso não torna as coisas mais fáceis para ela, como alguns sugerem, porém ela trabalha em outra frente de batalha, que sofre igual perseguição à Verdade. Veem a diferença de papéis? Mas o valor de ambos é o mesmo no Senhor.
Paulo foi sensato em deixar tais recomendações, em vista da grande comissão que é dada à Igreja na sociedade hostil. Nós devemos estar unidos e firmes. A Bíblia não dá suporte para pensarmos que estamos em uma guerra dos sexos. Somos unidade, como a Igreja e Cristo, e como Cristo e o Pai. Lamentamos de verdade que nem todos creiam, e até distorçam o sentido das palavras do apóstolo de maneira a usarem-nas para atacar as mulheres, mas este não foi o intuito principal desta norma. Respeitamos todos em seu direito de opinar, mas ainda veremos, quando as convicções seculares mudarem (e elas sempre mudam), o modelo bíblico como um guia melhor para a vida do que aquele apresentado pela cultura.
Nós temos fé de que Deus sabe mais do que nós, só isso.
E SABEMOS QUE ELE AMA AS MULHERES
Shekinah
Kertelen Ribeiro
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