Visualizações de páginas da semana passada

domingo, 14 de abril de 2013

"Coragem! levanta-te, Ele te chama!"


Marcos 10, 46-52
46. Chegaram a Jericó. Ao sair dali Jesus, seus discípulos e numerosa multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, Bartimeu, que era cego, filho de Timeu.
47. Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, em compaixão de mim!"
48. Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: "Filho de Davi, tem compaixão de mim!"
49. Jesus parou e disse: "Chamai-o" Chamaram o cego, dizendo-lhe: "Coragem! Levanta-te, ele te chama."
50. Lançando fora a capa, o cego ergueu-se dum salto e foi ter com ele.
51. Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: "Que queres que te faça? Rabôni, respondeu-lhe o cego, que eu veja!
52. Jesus disse-lhe: Vai, a tua fé te salvou." No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Toda a Bíblia tem poder para instruir, edificar, curar e salvar, mas esta passagem, em especial, guarda um precioso testemunho, a cura e conversão de Bartimeu.  Cego, deficiência que impede de ver as maravilhas de Deus com os próprios olhos, mas possuidor de uma das maiores fé já relatada nas Sagradas Escrituras.

***

Quando Jesus chegava numa região sua fama se espalhava rapidamente, muitos se admiravam com sua sabedoria, com os milagres que fazia, curas, pregações, prodígios... Bartimeu, que era cego, também já tinha ouvido falar de Jesus e, quando soube que Ele ia passar, acreditou que essa era sua chance de poder voltar a enxergar, dentro dele renasceu uma fé, uma esperança.

Jesus saia de Jericó e seguia para Jerusalém, junto d'Ele também seguiam seus discípulos e uma multidão. Sentado a beira do caminho encontrava-se Bartimeu e ao saber que Jesus ia passando começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!".

Até esse momento, Bartimeu representa bem as pessoas que seguem Jesus, acreditam no seu poder de cura, mas não compreendem seu messianismo, nem o plano de salvação e a importância da total entrega ao Senhor.

No versículo 48, Marcos narra que muitos repreendiam Bartimeu, mandando que ele se calasse... porém, era tanto sua sede de cura que Ele gritava cada vez mais... (hoje em dia é comum vermos pessoas necessitadas da graça, mas que são impedidas de se aproximarem, são discriminadas, tratadas com indiferença; muitos cristãos se esquecem de que Jesus pregava para todos, mendigos, pescadores, fariseus, e que as curas que realizava eram voltadas principalmente para os mais necessitados.

"Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos" (Lc 5, 31))

Jesus, porém, atende a súplica do Cego, que não cessava de gritar por Ele, não se importando com os que o repreendiam. O Senhor chama-o. Isso mostra que Ele nos escuta, está atento ao nosso clamor:

"E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." (Lc 11,9)

Os discípulos dirigem-se ao cego, dizendo-lhe: "Coragem! Levanta-te, Ele te chama.".  E, neste momento, acontece algo revelador, no mínimo interessante: Bartimeu lança fora sua capa, ergue-se de um salto e vai ao encontro de Jesus.

A capa representa a figura da própria pessoa, é aquilo que ela tem para cobrir-se, é a sua segurança, sua proteção... Ao jogá-la fora, Bartimeu deixa de lado a vida que até aquele momento tinha, lança fora suas seguranças, deixa tudo para seguir Jesus, disposto a ter uma vida nova, renovada.

O Cego já não chama mais: Jesus, Filho de Davi, mas "Rabôni", que quer dizer "Meu Mestre"; reconhecendo que Jesus é o Messias, Filho de Deus.

Jesus concede a cura de Bartimeu: " Vai, a tua fé te salvou", e neste mesmo instante, curado, põe-se a seguir o Senhor pelo caminho. E é esse caminho que Ele propõe a cada um de nós, o Caminho da verdade, que nos leva a Vida, que liberta e nos concede a Salvação.

Esse episódio mostra-nos que é necessário "ver" para "seguir" Jesus, é preciso ter os olhos abertos para a verdade, para a fé, reconhecendo como o Senhor é grande e que Ele tem poder para transformar vidas.

"Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á."  (Mt 16,24-25)


O Amor de Deus é destinados a todos, a conversão é para todos! 

Jesus faz um convite especial para você hoje, um convite que lhe ajudará a ver com os olhos da fé e que renovará as suas forças, ajudando-lhe a prosseguir. Eis o convite:

"Filho amado, quero que saibas o quanto és precioso para Meu Pai...Ele lhe ama tanto que há anjos cuidando de você e que levam suas orações até Ele. Você não está só, nunca esteve! Foi por você que derramei meu Sangue na Cruz, pra lhe dar a salvação, se você ainda não compreende isso, em breve compreenderá. Peço que nunca se esqueça do meu Amor, que busque conhecer a minha Palavra, Ela lhe dará as direções... volte seu coração unicamente para a Verdade.  Estarei contigo até o fim dos tempos, cê forte e corajoso, enxugarei todas as lágrimas dos teus olhos e farei com que sejas recompensado em breve. Mas caso não seja fiel a mim e negares o que fiz por ti, também lhe negarei, se insistir no erro, não receberás a Coroa da Vitória e terás que pagar da mesma forma que os injustos e maus. Por outro lado, se continuares crendo, verás a Glória, essa é uma promessa de meu Pai e tu bem sabes o quanto Ele é fiel às promessas que faz. TE AMO MUITO!"

Espero que você reflita sobre a passagem de Marcos e sobre as palavras de Jesus, espero que seu coração se abra para a vontade de Deus e que seus olhos se abram pra contemplar a graça!

"Coragem! levanta-te, Ele te chama!"


Shekinah!
Glória ao Deus Eterno!
Te amo, Senhor!


Texto de Juliane Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário