Visualizações de páginas da semana passada

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A Alegria é importante para Deus?

Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu tomei o vinho e o dei ao rei; porém nunca, antes, estivera triste diante dele. E o rei me disse:Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? 
Emoticon unsu
 (Neemias 2:1-2)
Nos versos acima, Neemias se apresenta diante do rei sem a alegria característica de um coração contente e agradecido, e o rei se dá conta disso.. E, não somente, porém o reprova por sua atitude. Não devemos pensar, nem por um momento, que o Senhor não se dá conta quando o mesmo ocorre com um de seus filhos. Paulo citou a ALEGRIA como um dos frutos que o Espírito gera nos corações dos crentes! Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gálatas 5:22)



Por esta razão, a ordem de Paulo (Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez vos digo: Alegrai-vos! Fp 4: 4) é que devemos sempre ter um coração contente e um espírito alegre no Senhor. O gozo cristão é um característica da presença de um Espírito Consolador na mente e no coração do filho de Deus, e essa alegria independe das circunstâncias! JESUS TE DÁ FORÇA PARA VIVER! Cada dia, você é preenchido por esta esperança. Você deve entender também que esse sentimento não te torna uma pessoa boba e ingênua. Muitos acreditam que alegria é sinônimo de despreocupação e tolice, ao estilo "Hakuna Matata!" do Rei Leão.  Não é verdade. Alegria é estar em paz consigo mesmo e com Deus, além de sentir-se agradecido em toda e qualquer situação. Mas uma coisa pode ser tomada fora de uma análise detalhada, e, embasada em observações ingênuas, acaba por constituir-se o objeto de muitos erros de julgamento e enganos: 

A ausência de alegria significa ausência de Deus?

Não, de maneira alguma! Em muitos casos ocorrem situações em que os servos de Deus acabam por descuido ou por algum embaraço em suas vidas, deixando a desejar em relação a esse fruto do Espírito. Também ocorrem casos em que um mal terrível acomete o homem de Deus e o prostra diante de uma depressão profunda. Lembrem-se, contudo, que ele não ficará prostrado para sempre. Essa realidade de muitos não significa definitivamente e taxativamente que este cristão está em pecado ou não é zeloso em sua sua relação com Deus. É uma situação de alerta, na verdade. Muitas pessoas precisam de ajuda clínica, outras apenas de oração; mas todas devem chegar a um insight: O que está tirando minha paz ? Pedindo a Deus, e orando com a ajuda da família e irmãos é possível chegar a experimentar novamente a alegria. Davi disse quando se encontrava em forte angústia decorrente da memória de seus pecados:


Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que Tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades... Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação,
e sustém-me com um espírito voluntário. 
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

Salmos 51:8-13

Mesmo um grande homem de Deus pode cair em um poço de lágrimas, e que exemplo é mais alarmante que o do profeta Jeremias? Veja o teor de suas palavras: Por que não me matou na madre? Assim minha mãe teria sido a minha sepultura, e teria ficado grávida perpetuamente! Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha? (Jeremias 20:17,18) Elias também experimentou semelhante situação e se escondeu em uma caverna desejando a morte, até que o Senhor apareceu e disse-lhe: 


Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor.

1 Reis 19:11





Paulo nos aconselha a cultivar esses frutos em nossas vidas, tirando qualquer amargura que insista em brotar em nossos corações, mas ele próprio afirma ter vivido situações em que se desesperou da vida (2Co 1.8-9). Essa tarefa de apresentar-se diante do Rei Supremo e do mundo como alguém livre e que experimenta essa alegria verdadeira é difícil em algumas situações, e, para alguns de nossos irmãos, é quase impossível, mas lembrem-se sempre que o Senhor que tirou Elias, Jeremias, Paulo e Davi da cova de uma noite turva e cheia de trevas, é o mesmo que promete que a a Alegria vem pela manhã para todo o que crê Nele, e essa alegria, que é do Senhor, ela é a nossa força! 



Uma vez uma amiga minha, tomada por uma horrível depressão, me pediu que orasse por ela, e eu lhe apresentei a seguinte passagem: "e a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." (Fl 4: 7) Essa é uma promessa. Uma promessa garantida por nosso Senhor e selada pelo Espírito Santo. Uma promessa para todo e qualquer filho de Deus em qualquer parte do mundo. Deus é o que nos conduz a este lugar, a sua paz conduz a nossa mente, guardada e protegida em Cristo Jesus. Davi chamou esse lugar de "águas de descanso". Ele disse: "O Senhor é meu Pastor, [...] Ele me conduz às águas de descanso e refrigera a minha alma." Disse a ela que Deus garantia um escape em sua vida, e que eu iria orar por ela. Algumas pessoas experimentam mais lutas em suas vidas que outras, mas Deus é poderoso, e tem uma chave para cada fechadura. Aconselhei-a a orar também (apesar de muitas vezes ser difícil nessa situação de fraqueza) desta maneira:

"Senhor, realiza esta palavra em mim, para que se cumpra na minha vida.
 Cubra-me com as tuas asas, para que eu encontre este descanso prometido, 
pois preciso que a paz guarde o meu coração e a minha mente, e me encha da tua presença. Ó Deus, eu suplico, guarda-me segura Senhor. 
Segura dos medos, da angústia e da dor. Segura das dúvidas
 e pesares que assolam a minha alma, pois está escrito que 
"Tu me fará ver a vereda da vida; Na tua presença há fartura de alegrias;
 e à tua mão direita há delícias perpetuamente."

Amém
Salmos 16:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário