Visualizações de páginas da semana passada

sábado, 29 de março de 2014

PONTE DA MORTE OU PONTE DA VIDA?


A campanha publicitária premiada em Cannes ajudou a reverter uma trágica situação da Coreia do Sul, um dos países com mais suicídios


A Coreia do Sul é o país com a maior taxa de suicídio da OCDE. A ponte Mapo, na capital Seul, é o lugar de onde mais pessoas se jogam, tendo sido responsável por 108 mortes nos últimos cinco anos!!

Para reverter essa trágica situação e se promover como uma marca que salva vidas, o Seguro Samsung transformou em “Ponte da Vida” o local mais mortal do território sul-coreano.


Contrariando as expectativas do governo de construir um muro ou simplesmente fechar a ponte, a companhia apostou em uma solução criativa que fizesse as pessoas pensarem duas vezes antes de tomarem uma medida extrema.

Luzes com sensores acendiam conforme os transeuntes caminhavam pela ponte, que também recebeu frases inspiradoras que incluem: 

“Vá ver as pessoas de quem você sente saudade!”

“Os melhores momentos da sua vida ainda estão por vir!" 

“Como você gostaria de ser lembrado?”. 

"o que está incomodando você?"

"se você precisa de alguma coisa, por que você não conversa com a gente?"

A instalação, assinada pela agência Cheil Worldwide, levou um ano e meio para ser feita, contou com 124 trabalhadores, totalizou 2,2 km de extensão e utilizou 2.200 luzes de LED e sensores.

Segundo o Cannes Lion, que premiou o projeto em 2013, de setembro do ano passado, quando a campanha teve início, a dezembro de 2012, a taxa de suicídio na ponte diminuiu 85%.

MUITAS VIDAS SALVAS... (Ah, e antes que alguém apareça dizendo que isso não passa de estratégia de marketing, quero dizer que é verdade, em parte, mas isso não muda o impacto da notícia, e da lição que esta reportagem vem trazer a nós). É verdade que a samsung lucrará em publicidade, mas é louvável sua iniciativa, e muito mais louvável é o fato de que o resultado disso tudo é a diminuição do número de vidas destruídas ao se promover (numa atitude tão simples), a partir de luzes e mensagens, uma reflexão acerca da importância da vida humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário